domingo, 17 de maio de 2020


                                       
                                   Foto: Rui Santos - 1876


13 de maio – O que comemorar?

É evidente que a data é um importante marco para determinar o fim de uma questão que vinha aos poucos se tornando inadiável para um país que carregava o triste fardo de ser o último a manter ativa a escravidão. O que não podemos é simplificar a questão acreditando que bastou uma Lei para que as coisas se modificassem. A escravidão deixou marcas difíceis de serem apagadas da nossa memória. Muitos foram os movimentos, muitas foram as lutas para que a questão começasse a ser pensada como necessária para o processo civilizatório da humanidade. Nomes como: Joaquim Nabuco, Andre Rebouças, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, entre tantos outros, são deixados em segundo plano para que a história possa exaltar a figura da princesa salvadora. Apesar de ser notório o fato de a família imperial ser favorável a abolição, não podemos deixar de ressaltar que aqui (como hoje em dia) a questão econômica foi posta acima dos interesses dos abolicionistas para que os mais ricos pudessem manter seu status. Quando a assinatura do documento se mostrou inevitável, infelizmente não veio acompanhada de planos de ação para minimizar os efeitos nocivos que mais de três séculos de escravidão impuseram aos negros. Embora existissem projetos nesse sentido, eles foram ignorados. Como resultado, essa população, em sua maioria, foi marginalizada, muitos negros voltaram para suas senzalas para garantir alguma condição de sobrevivência, outros tantos se aglomeraram em favelas e cortiços sem infra estrutura adequada. Os efeitos de todo esse descaso podem ser sentidos ainda hoje, quando percebemos a dificuldade dos negros de se inserirem em boas universidades, em postos de trabalho bem remunerados, em determinados ambientes majoritariamente brancos, quando percebemos que os dados da violência do Brasil perpassam por questões de raça e quando, mesmo em pleno século XXI, ainda precisamos de movimentos e manifestações para garantir direitos e respeito a nossa cor.
E o mais impactante nisso tudo é pensar que passados tantos séculos ainda existem pessoas firmes no propósito de provar que existem diferenças entre brancos, pardos, mulatos, índios, ocidentais, orientais, nordestinos, sulinos, homens, mulheres, umbandistas, evangélicos, etc.
Será que a humanidade tem jeito? Será que antes de acabarmos com o planeta, conseguiremos acabar com os preconceitos?
A única coisa que podemos comemorar hoje em dia é que estamos vivos para continua lutando por mudanças e trabalhando para criar um mundo melhor.   

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://skoperations.site/q_demo_account.php]New search engine. - 1000 000$ [/url]

Ought to attach to money exactly what gets us in troubles. Money can affect our relationships, our career choices, . . .. Since I am an advocate of stock investing, let me make the case for stock investing.
1000 000

When will be the last time you can remember someone asking to loan $20? I knew a guy who was always demanding money. He constantly complained that he did not have enough money for gas and food, yet he always had money to achieve his dog groomed and bought his dog expensive food. His constant requests for money drove me crazy!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...