segunda-feira, 4 de maio de 2020

Eu voltei!

Imagem: Aron Visuals/Unsplash


Olá pessoas! 

Dentre todas as situações experimentadas neste período de isolamento social por conta do vírus da COVID-19, voltar ao blog talvez seja a mais grata surpresa que me ocorreu. Passaram-se 13 anos desde que aqui postei pela primeira vez às voltas com meus artesanatos e afins. Muita água rolou nesse tempo e hoje aqui retorno para iniciar uma nova fase da minha vida. Essa fase se chama “assumindo minha vocação de professora”. Pois é, realizei meu sonho de me diplomar em história e hoje sou professora da rede pública do estado de São Paulo. Estou lecionando há apenas três anos e cada dia fico mais admirada com o grande aprendizado que esta profissão me proporciona. Tenho percebido mais do que nunca o quanto o tempo é um bem precioso. A falta dele pode nos distanciar de pessoas, de coisas que nos dão prazer, de viver plenamente. O isolamento nos dá tempo de sobra para fazer várias coisas que antes não fazíamos pelo fato de o tempo ser muito curto.
Então, lá vou eu, com tempo e com ânimo para escrever, ler, publicar, sonhar enquanto ainda tenho tempo. Tempo, tempo, tempo, mano velho...
O foco aqui agora será a história, mas, como nunca segui regras, vou falar um pouco sobre qualquer coisa que me apeteça.
E história tem tudo a ver com tempo, a passagem do homem pelo mundo e todas as mudanças e transformações decorrentes dela. Estudamos o tempo passado para tentar compreender o presente e decorrido tanto tempo da história da humanidade ainda nos perguntamos qual o sentido da história? O historiador Francês Philippe Ariès (1914-1984) em seu livro “O tempo da história” faz uma reflexão sobre isso. A partir de sua vivência pessoal ele analisa os processos de construção do tempo histórico sobre diversos aspectos, e aponta como ao fim do processo o que se destaca é uma história coletiva, ignorando-se as individualidades.
E já que estou falando de tempo, que tempos são esses? Estamos fazendo parte de um processo histórico que certamente irá figurar nos livros futuros como um tempo de dor, escassez e certamente de mudança de paradigmas. Não mais poderemos ignorar que toda essa passagem humana ao longo da história conhecida causou mudanças irreversíveis no meio ambiente e nas relações sociais. O modo de vida contemporâneo, principalmente, pautado no consumo desenfreado e insustentável, transformou o mundo em que vivemos em um produto passível de ser explorado, consumido e modificado ao sabor do interesse das grandes potências econômicas, a fim de alimentar um sistema que parece não se esgotar jamais. Mas, ele se esgota, e foi necessário um isolamento forçado para percebermos que o capital não está acima das vidas humanas. O capital não existe sem as vidas humanas. A história se compõe de vidas e o papel que Ariès tanto destacou das vivências individuais como elemento formador da história, vidas essas historicamente ignoradas pelo “mais forte”, não pode ser depreciado.
Em que momento as pessoas perderam o interesse de conhecer sua própria história? Por que reproduzimos erros do passado como se não soubéssemos o fim da história? Por que continuamos a devastar nosso mundo como se não houvesse amanhã? São muitas perguntas, não me cabe apontar onde estão os erros e quais são os caminhos, mas, me cabe a reflexão e a mudança da parte que me cabe desse latifúndio.

Obrigada e até breve.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...